segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Eu, desconfiada.

No início dos anos 2000 eu tive meus primeiros contatos com empresas que adotavam discursos sobre diversidade, igualdade e sustentabilidade.

Por causa das minhas experiências vividas desde a infância, nunca acreditei verdadeiramente nestes discursos.

Nasci e cresci muito pobre em um bairro da extrema periferia da zona sul de São Paulo, lá, desde cedo, aprendi que: pobre, negro e mulher tinham lugares diferentes dos ricos, brancos e homens.
Apesar de nunca ter sido uma ativista, que carregava bandeiras em passeatas, esses estigmas nunca me paralisaram. Com nove anos já era frequentadora assídua de biblioteca, lia livros seguidamente, gostava de revistas, sonhava em conhecer lugares novos e viajar muito. Sempre quis ser a melhor naquilo que eu fazia, desde a redação solicitada pela professora Terezinha na 7ª série do extinto ginásio, até participar da organização da formatura da 8ª, que foi linda no salão da igreja católica ao lado do colégio municipal que eu estudei desde a 1ª série.

Mesmo assim, ser aplicada nos estudos, interessada e informada não me privou de viver situações que me lembravam o tempo todo de que os limites existiam, sim. Sofri vários tipos de assédio, sempre cercada de muitos preconceitos na vida: em lojas, ambiente de trabalho, entrevista de emprego, reuniões sociais, igreja, na rua etc.
Motivos nunca faltaram: mulher, negra, pobre, mãe solteira e de cabelo crespo. Mais recentemente, casada com um negro, gorda e cristã evangélica.

Por isso, sempre olhei com muita desconfiança para estes discursos de igualdade, diversidade e respeito. Por muitas vezes, presenciei situações em que as pessoas que escreviam, aprovavam e declaravam esses discursos agiram de forma contrária: com muito preconceito e desigualdade para com os outros.
É o famoso “não tenho nada contra, desde que não seja comigo, na minha casa, na minha vida”, “desde que o pobre e/ou negro não tome o lugar que me pertence”, “mãe solteira é vagabunda”, “Cabelo bonito é cabelo liso”, “evangélicos são todos burros”, “você tem um rosto lindo, é só emagrecer” e por aí vai...

Nunca me deixei paralisar. Atravessei fronteiras, pontes, alcancei espaços. Conheço o lado de lá e o lado de cá. Mas ainda assim, ou por isso mesmo, eu continuo bem desconfiada.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

O que você diria do nosso café?